Lição 01: Introdução ao Podcast!

Por que o podcasting existe?

Podcasting é uma forma de distribuição de mídia digital que traz possibilidades únicas quando se trata de criar e compartilhar conteúdo.


Por ser um meio com menos de 20 anos, ainda é relativamente jovem quando comparado a outros tipos de distribuição de mídia. Muitas vezes, assume-se que o podcasting é simplesmente colocar arquivos de áudio digital online, mas na verdade isso, por si só, não é realmente um podcast.


Na verdade, foi uma inovação relacionada à infraestrutura da Internet no início dos anos 2000, a criação do feed RSS, que possibilitou a entrega de conteúdo sob demanda por meio de um site. Isso significava que arquivos digitais de tamanho significativo poderiam ser enviados automaticamente para os aplicativos.


Em outras palavras, não importa quando o conteúdo é publicado, um ouvinte vai acordar de manhã ou voltar do trabalho para casa e o novo programa estará pronto para ser ouvido quando for conveniente para ele.


Uma mudança significativa da tradição de sintonizar em um horário específico para ouvir um programa ou de precisar buscar um arquivo de mídia digital quando estiver pronto. O surgimento do podcasting significou um novo nível de conveniência e conexão para criadores e ouvintes.

Nível Técnico

Embora não seja necessário conhecer os aspectos técnicos de um podcast para fazer um, ainda é um conhecimento potencialmente muito útil que muitas vezes é esquecido, de certa forma, assim como saber como um carro funciona pode ser útil se você dirige um carro regularmente. Além disso, existem elementos menos conhecidos que podem ser úteis para tornar seu podcast único e envolvente.


Qualquer site em que um autor possa criar uma postagem que se torne parte de um banco de dados pode ser usado para um podcast. Algum tipo de plug-in de podcast (há muitos para escolher) é necessário para ajudar a gerenciar o feed RSS, bem como os metadados que acompanham um programa e seus episódios.


Estrutura básica

Arquivo de áudio armazenado em um servidor e publicado em algum tipo de site. Antigamente, você tinha que criar e gerenciar um arquivo de áudio sozinho, depois organizar um servidor de mídia que pudesse hospedar seus arquivos de podcast e, em seguida, obter um site onde pudesse postar links para esses arquivos. Embora essa ainda seja uma maneira legítima de executar um podcast, agora existem muitos serviços que combinam alguns ou todos esses elementos com algum custo para o produtor.


Metadados

Metadados é o termo usado para descrever informações essenciais que podem ser incluídas em um arquivo de áudio ou vídeo. Isso inclui o título do episódio, autor, nome do programa, descrição resumida, tags e informações sobre direitos autorais.


Como um Podcast é organizado

Não há regras sobre como você organiza seu podcast. Nos primeiros anos, as pessoas costumavam fazer monólogos pessoais longos que continuariam episódio a episódio ao longo de meses ou anos.


Eventualmente, alguns produtores e plataformas introduziram a lógica há muito conhecida na produção televisiva de ter episódios e temporadas. Muitos assumem que é assim que o podcasting deve ser ou acham que a estrutura é útil tanto para as equipes de produção quanto para os ouvintes.


O uso de temporadas e números de episódios oferece aos ouvintes existentes ou futuros uma maneira fácil de ver onde eles estão em termos de uma série em andamento e por onde começar se estiverem interessados em voltar ao início de uma série. Para os criadores, um benefício é definir uma meta de quantos episódios uma série consiste, se ter algum tipo de arco de história ou final de projeto for importante para você.


Arquivos sob demanda

O feed RSS que é produzido por uma página da web ou banco de dados onde seu podcast é postado pode conter vários tipos de arquivos, incluindo o conhecido formato mp3, mas também mp4, ogg e até arquivos PDF. Isso significa que, como criador, você pode enviar documentos de áudio, vídeo ou até mesmo texto para um aplicativo que pode ler RSS, como seu aplicativo de podcast.


Enquanto muitos podcasts de áudio se limitam ao mp3, outros produtores usam uma abordagem mista, oferecendo conteúdo de vídeo ocasionalmente ou um feed separado para aqueles que desejam exclusivamente vídeo. Existem até mesmo podcasts de graphic novels ou narrativas que produzem conteúdo de áudio e texto, ambos entregues via feed RSS, criando uma espécie de experiência de leitura multimídia.


Graças ao software de podcasting que torna as opções fáceis de configurar, um programa tem a opção de produzir vários feeds de um site (somente vídeo, somente áudio, áudio e vídeo, etc.). Isso pode parecer muito complicado para alguns, por isso a maioria dos programas se apega a um feed e é daí que todo o conteúdo é enviado.

Nível de mídia

Pode-se argumentar em 2023 que o podcasting é um dos poucos formatos de mídia remanescentes em que vozes independentes podem ser ouvidas sem serem censuradas ou marginalizadas por organizações de mídia ou instituições governamentais que atuam como guardiões.


Embora o deplatforming tenha surgido como um fenômeno entre os grandes diretórios de podcast como Spotify, Apple ou Google, se você estiver produzindo um podcast a partir de seu próprio site ou serviço de entrega de podcast, seu feed RSS pode continuar sendo publicado independentemente das ações dessas empresas.


Além de ser um campo bastante aberto, a produção de um podcast básico também é extremamente acessível, pois requer hardware e software relativamente pequenos e razoavelmente acessíveis. Isso pode ser tão básico quanto qualquer smartphone com um microfone, um aplicativo de gravação com software e um site simples como uma plataforma de hospedagem (muitos hosts de podcast são até gratuitos para publicar uma quantidade limitada de horas por mês).


Como os podcasts estão sendo usados?

Produtores

Redes: À medida que mais e mais podcasts surgiram, também surgiu o fenômeno de grupos de programas ou redes associadas. Às vezes, eles estão conectados porque são administrados pelas mesmas pessoas, financiados pela mesma instituição ou focados em tópicos semelhantes.


Nos Estados Unidos, a The Ringer Network, por exemplo, é uma rede de podcasts com cerca de uma dezena de programas focados principalmente em esportes e cultura pop. Embora cada programa possa ter apresentadores ou focos exclusivos, muitas vezes você ouvirá que o mesmo editor ou produtor trabalhou em todos os programas da rede.


As redes representam uma forma de reunir recursos para a produção ou os aspectos de marketing de um podcast.


Os diretórios de podcast geralmente apresentam redes como uma forma de descobrir novos podcasts.


Organizações de mídia: Embora a maioria dos primeiros podcasts fossem vozes independentes, principalmente autofinanciadas sem estrutura por trás delas, em 2023 o cenário de podcast está repleto de grandes, médias e pequenas organizações de mídia que possuem seus próprios podcasts. Esses programas utilizam jornalistas ou pesquisadores que já trabalham em outros projetos multimídia, convidando-os a contribuir regularmente com o podcast.


Um método comum é a abordagem “aqui está o que está no jornal de hoje” para podcasting, onde um jornal pode apresentar o jornalista em seu podcast para explicar um artigo que acabou de ser lançado. Esta não é apenas uma maneira de fazer as pessoas ouvirem, é também um método de atrair mais leitores e assinantes para o próprio jornal.


Exemplo, o New York Times publica vários podcasts diários e semanais.


Estilos: É quase impossível descrever todos os estilos de podcasts que existem. Como o meio é gratuito, aberto e acessível tanto para criadores quanto para o público, não há limite para o tipo de som que se pode ouvir. No entanto, se olharmos para os podcasts mais populares em todo o mundo, existem 2 a 3 estilos que aparentemente capturaram a maior audiência.


Reportagem: Alguns os chamam de “reportagem”, na tradição do jornalismo de rádio, onde uma história é coberta usando uma mistura de áudio de primeira mão, material de origem e/ou narração.


Mesa redonda: variando de especialistas convidados avaliando um assunto a um grupo de amigos sentados em seus sofás, os podcasts de mesa redonda atraem o público que gosta de discussões e comentários espontâneos.


Monólogo: Especialmente popular entre as celebridades da comédia e da música, bem como qualquer pessoa que promova seu nome como marca, os podcasts de monólogo geralmente envolvem uma pessoa apenas falando o que pensa sobre qualquer coisa. Para aqueles que atuam em outros fóruns públicos, o podcast é outra forma de se conectar com o público enquanto promove seu outro trabalho.

Públicos-alvo



Inscrição


Doação/Paywall: Um dos modelos de financiamento que surgiram para podcasting é o modelo de assinatura de audiência. Isso significa que os ouvintes do podcast pagam diretamente ao produtor pelo conteúdo que recebem.


Alguns produtores usam sites, como o Patreon, especializados na criação de paywalls atraentes que podem fornecer podcasts com base no nível de pagamento que você optou. Outros produtores gerenciam os pagamentos diretamente usando alguma forma de transferência bancária ou sistema de pagamento como paypal.


Anúncio - Continuando uma abordagem de mídia comercial há muito estabelecida, muitos podcasts dependem de anúncios para financiar seu programa. Isso significa que os anúncios pré-fabricados são reproduzidos durante o programa ou lidos “ao vivo” pelo produtor durante o programa. A necessidade de publicidade também significa que os produtores de um podcast devem encontrar ou atrair anunciantes de forma proativa e negociar um preço.


Alguns sistemas de software de produção de podcast exigem que aqueles que os utilizam incluam anúncios de suas redes. Como é o caso da maioria das publicações na Internet, obter uma renda significativa com anúncios geralmente requer uma audiência muito grande.

Ferramentas de escuta

Aplicativos e serviços

Players de podcast - A maneira mais comum e conveniente de ouvir podcasts é usar um aplicativo de podcast em um smartphone. Isso porque o usuário tem a mobilidade de levar o podcast consigo e ouvir quando for conveniente. Os aplicativos de reprodução de podcast, depois que você se inscreve em um programa, podem baixar novos programas automaticamente, mesmo quando o usuário não está usando o telefone ativamente. Exemplos: Pocketcasts, Google Podcasts, Rádio Pública, PlayerFM etc.


Serviços de streaming - Quando os serviços de streaming surgiram, eles se concentravam exclusivamente em fornecer música e outros conteúdos gravados que não incluíam podcasts. No entanto, praticamente todos os serviços de streaming de áudio criaram uma categoria e funcionalidade em seu player para podcasts. Em alguns casos, como o Spotify, o serviço se tornou a primeira e única maneira das pessoas experimentarem podcasts. Vale a pena notar, no entanto, que quando um produtor lista seu podcast em um serviço de streaming, ele é obrigado a concordar com os termos de serviço dessa empresa para editores e conceder acesso total aos dados não filtrados do ouvinte. O que os produtores obtêm é acesso a um portal de produtores onde alguns dados de ouvintes estão disponíveis.


Dispositivos domésticos - Ferramentas cada vez mais comuns para ouvir são dispositivos domésticos ativados por comandos de voz. Esses dispositivos, como o Echo, da Amazon, ou o Homepod, da Apple, possuem aplicativos de reprodução de podcasts, iguais aos do seu smartphone, para que as pessoas possam ouvir no conforto de suas próprias casas.


Navegadores - Ouvir podcasts com base no navegador tem sido uma opção desde o início. Esse estilo geralmente não se baseia na inscrição de um ouvinte, mas sim em acessar o site do podcast e clicar em reproduzir em um episódio. Isso também significa que quanto mais intuitivo for o reprodutor de podcast do seu site, melhor. Os serviços de streaming também facilitaram a incorporação de seus players em seu site.

Tarefa em casa

Nesta lição, pedimos que você faça o seguinte:

  • Visite o site da rede de podcasts Headgum e veja quais são seus programas e como eles os apresentam. https://headgum.com/
  • Acesse o podcast Fumaça e clique em contribuir. Como eles apelam para o financiamento do público e quais são as opções que eles oferecem? https://fumaca.pt/contribuir/
  • Instale Pocketcasts em seu smartphone ou configure uma conta em seu navegador. Encontre um podcast usando a função “descobrir” e assine-o. https://pocketcasts.com/


Responda as seguintes questões:

  • O que você gosta sobre isso?
  • O que você mudaria?
  • Quem você acha que é o público?


Envie sua tarefa para receber feedback do Editor.

Convidado

Assista vídeo: https://youtu.be/0hrqWwj3t2w


Tiago Rogero

Aula 01 - 27 Abril

Assista vídeo: https://youtu.be/pYwmM1hImHM



PDF_Lição 1_ Introdução ao Podcasting.pdf

Lesson Summary

Podcasting é uma forma de distribuição de mídia digital relativamente nova, que entrou em vigência na década de 2000 graças à popularização do RSS Feed. Seu grande diferencial é o uso de feeds para a entrega de conteúdo, permitindo uma experiência mais conveniente ao usuário por oferecer a possibilidade de consumo instantâneo do conteúdo. Seu uso é direcionado a três públicos: organizações de mídia que usam jornalistas/pesquisadores para produção, redes/grupos de podcasts que usam recursos compartilhados e produtores independentes. Além disso, existem três estilos principais quando se fala em formato do conteúdo: reportagem, mesa redonda e monólogo. Há também diversas formas de monetização dos conteúdos, como cadastro/doação/paywall, anúncios e publicidade.

  • Podcasting é uma forma de distribuição de mídia digital que entrou em vigência no início dos anos 2000, graças ao uso dos RSS Feeds.
  • É direcionado a três públicos: organizações de mídia, redes/grupos de podcasts e produtores independentes.
  • Existem três estilos principais de conteúdo: reportagem, mesa redonda e monólogo.
  • Diversas formas de monetização dos conteúdos podem ser usadas, como cadastro/doação/paywall, anúncios e publicidade.

Complete and Continue  
Discussion

0 comments